Morada
Rua de Vila Chã nº 542; 3730-401 Vale de Cambra

Morada
Segunda - Sexta: 09.00-13.00; 14.00-18.00 

Recebeu uma advertência do ACT?

Conheça o entendimento do ACT sobre o tema, e como proceder se foi notificado.

Qual o objetivo desta notificação do ACT?

A Autoridade para as Condições de Trabalho (ACT) tem em curso uma ação inspectiva, tendo notificado 9699 entidades empregadoras, entre empresas, cooperativas, IPPS e outras.

Foram selecionados informaticamente os prestadores de serviços (trabalhadores independentes ou empresários e nome individual), que faturaram pelo menos 80% dos serviços a uma única entidade, e notificadas as entidades contratantes para que procedessem à regularização da situação. 

No entendimento do ACT, nesses casos, existe uma dependência laboral e esses prestadores de serviços são na verdade funcionários e devem ter um vínculo laboral. A notificação informa que até ao próximo dia 16 de fevereiro, as entidades devem regularizar a situação sem qualquer penalização.  Depois desta data, poderá receber uma nova notificação que lhe dará 10 dias para apresentar contratos de trabalho, justificações, etc.

Mais informações sobre o tema no site do ACT. 

Recebi a notificação, como proceder?

O procedimento mais correto é consultar um advogado.

Poderá haver justificação para a situação ou tratar-se de um “falso recibo verde” que necessita de ser regularizado.

Se pretende, antes de consultar um advogado, conhecer um pouco mais sobre o tema, a Bastonária da Ordem dos Contabilistas Certificados enviou disponibilizou mais informações aos contabilistas, passando informação clara e esclarecedora sobre o tema. 

Esclarecimento da Bastonária da Ordem dos Contabilistas.