Morada
Rua de Vila Chã nº 542; 3730-401 Vale de Cambra

Morada
Segunda - Sexta: 09.00-13.00; 14.00-18.00 

Consignação do IRS

Aproxima-se a entrega do IRS, referentes aos rendimentos do ano de 2023, por isso descubra como ajudar sem custos adicionais.

Quer ajudar monetariamente sem gastar dinheiro?

Sim, é possível.

A “consignação do IRS” permite  doar uma parte do seu IRS a uma IPSS à sua escolha sem gastar dinheiro com isso.

Como se processa?

É possível a cada contribuinte, na sua declaração anual de IRS, consignar 0,5 por cento do IRS liquidado (sem encargos adicionais para o sujeito passivo) a uma das instituições que integrem a lista oficial divulgada no Portal das Finanças.

A entrega do IRS em 2024, referente aos rendimentos de 2023, é feita entre 1 de abril e 30 de junho de 2024, independentemente da categoria de rendimentos do contribuinte.

Como fazer?

Na sua declaração de IRS deverá colocar o NIF (número de identificação fiscal) da instituição a quem quer doar os 0,5% do seu IRS.

Qual a IPSS que pode ajudar?

Apenas as IPSS que se inscreveram e que constam da lista da AT das “Entidades com processo deferido para o ano fiscal de 2023” podem ser consideradas para este fim na declaração de 2023 a entregar entre abril e junho deste ano. Nessa lista constam 5037 IPSS que podem ser ajudadas. 

Poderá ainda ajudar IPSS da sua região, esta é a altura do ano em que são divulgados pelas instituções os seus NIF, para que possam ser ajudadas por esta via.

Pode consultar a lista da AT neste link.