Autenticação na AT: o que mudou?

A AT alterou sem aviso o menu de acesso ao seu portal.

O que aconteceu a semana passada com a autenticação na AT?

Na semana passada vários empresários, contabilistas, despachantes e outros utilizadores regulares do site da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) depararam-se com um novo modo de acesso. A AT alterou sem aviso o menu de acesso ao seu portal.

Os robôs que os contabilistas usam, desde há alguns anos, para agilizar o seu trabalho, começaram a dar erro e tiveram de ser alterados pelas empresas de software, sem que a AT desse qualquer informação técnica adicional ou ajuda para esse fim. 

Assim, e mais uma vez este ano, os gabinetes de contabilidade viram o seu trabalho ficar atrasado pelo (mau) modo de funcionamento do site da Autoridade Tributária.

Embora na Cambragest o software já tenha sido atualizado, graças ao enorme esforço do nosso fornecedor de software, temos informação de que muitos programas de contabilidade e automatismos só estarão atualizados no decorrer desta semana, provocando paragens e improdutividades que seriam desnecessárias.

Vantagens da 2AF

No mundo digital atual, onde as ameaças cibernéticas são uma constante, a segurança das nossas contas online é mais crucial do que nunca. A autenticação de 2 fatores (2AF ou A2F) surge como uma ferramenta poderosa e cada vez mais indispensável para proteger a sua identidade digital. Mas quais são as suas principais vantagens?

A 2AF adiciona uma camada extra de segurança às suas contas, exigindo não apenas a sua palavra-passe (o primeiro fator), mas também uma segunda forma de verificação (o segundo fator). Esta segunda verificação pode ser um código enviado para o seu telemóvel (que será o sistema pedido pela AT), uma impressão digital, um reconhecimento facial, ou até mesmo um dispositivo físico.

A principal e também  mais significativa vantagem da 2AF é a proteção reforçada contra acessos não autorizados. Mesmo que um criminoso consiga descobrir a sua palavra-passe, ele ainda precisará do segundo fator para aceder à sua conta. Isso torna exponencialmente mais difícil para os hackers invadirem as suas informações pessoais, financeiras ou profissionais.

Além disso, a 2AF oferece paz de espírito. Saber que as suas contas estão protegidas por esta dupla camada de segurança reduz a ansiedade em relação a potenciais violações de dados. É uma medida proativa que pode evitar dores de cabeça significativas no futuro.

AT

E como está agora a funcionar a autenticação no site da AT?

A autenticação pode ser feita através do seguintes elementos:

  • Cartão de cidadão, usando dispositivo de leitura ou chave móvel digital;
  • NIF e palavra-passe;
  • EORI (Economic Operators Registration and Identification), número que identifica a empresa perante as autoridades aduaneiras, e palavra-passe.

As instruções de criação de acesso, utilização e autenticação estão num pequeno manual da AT disponível neste link.

Atualmente, a autenticação 2AF já se encontra a vigorar?

Neste momento sim, mas para já apenas de forma opcional, e neste momento só para contribuintes singulares (pessoas físicas) e sem atividade empresarial e/ou profissional.
Mas, este método vai-se estender progressivamente a todas as pessoas e entidades.

Atenção
Alertamos que, depois de aderir ao sistema 2AF, não poderá retroceder para o método antigo. 

Pode obter mais informação sobre o tema nos seguintes links, que disponibilizamos:

Informação de apoio à gestão

Inscreva-se na nossa newsletter! Receba informação sobre temas da atualidade e questões contabilísticas, que lhe permitem gerir melhor o seu negócio.

Contabilidade de A-Z

* indica obrigatório