Morada
Rua de Vila Chã nº 542; 3730-401 Vale de Cambra
Morada
Segunda - Sexta: 09.00-13.00; 14.00-18.00
Celebra-se no dia 21 de Setembro
Nos últimos 50 anos, a contabilidade e a fiscalidade em Portugal sofreram uma profunda transformação. No período pós-Revolução, o sistema era manual e burocrático, com livros de registos em papel e uma fiscalidade focada principalmente no Imposto de Transações e em impostos diretos menos complexos. A adesão de Portugal à CEE, em 1986, foi um catalisador fundamental, levando à introdução do IVA em 1989, uma mudança que alinhou o país com o modelo europeu. A viragem do milénio e a era digital marcaram a grande revolução. A chegada de softwares de gestão e a obrigatoriedade da fatura eletrónica e da comunicação de dados em tempo real (o e-Fatura) digitalizaram por completo a comunicação entre empresas e a Autoridade Tributária.
Neste dia do contabilista falamos-lhe um pouco sobre a evolução desta área.
A contabilidade portuguesa evoluiu de um sistema com raízes históricas e com foco no controlo fiscal para um modelo de informação económico-financeira alinhado com as normas internacionais. No rescaldo do 25 de Abril, o Plano Oficial de Contabilidade (POC) de 1977 foi a primeira grande iniciativa de normalização, servindo como uma ferramenta para o controlo de preços e para a fiscalidade, mais do que para a transparência da gestão. A adesão de Portugal à CEE e a globalização impulsionaram uma mudança de paradigma.
O POC foi reformado e, mais tarde, substituído pelo Sistema de Normalização Contabilística (SNC) em 2009, um marco que adaptou as empresas portuguesas às Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS). Esta transição significou um foco maior na utilidade da informação contabilística para investidores e para a tomada de decisões, abandonando a rigidez do modelo anterior. A profissão de contabilista também se transformou: o nome evoluiu de Técnico de Contas para Técnico Oficial de Contas e posteriormente para Contabilista Certificado; a atividade também evoluiu e passou de um mero registador para um gestor de informação estratégica, sobretudo com a criação da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) a consolidar a sua relevância e responsabilidade.
Hoje, a contabilidade não é apenas um instrumento de cálculo, mas um pilar da gestão e transparência corporativa. E as técnicas de trabalho dos contabilistas também mudaram radicalmente. Atualmente na Cambragest usamos intensivamente os computadores (não fazemos nada sem eles), com vários programas informáticos, mails, mensagens, vídeo chamadas, arquivo eletrónico e mais recentemente com IA.
O Dia do Contabilista Certificado, em Portugal, é celebrado a 21 de setembro. A data foi escolhida para homenagear São Mateus, o padroeiro dos contabilistas e dos banqueiros.
São Mateus, um dos doze apóstolos, era um cobrador de impostos antes de seguir Jesus. A sua profissão de coletor fiscal na época romana torna-o uma figura simbólica para a contabilidade e a fiscalidade, servindo de inspiração para a celebração da profissão.
Este ano, para comemorar a data, a OCC organiza um grande evento hoje, no Porto, a partir das 10:30, que fica também disponível online através do Youtube.
Inscreva-se na nossa newsletter! Receba informação sobre temas da atualidade e questões contabilísticas, que lhe permitem gerir melhor o seu negócio.