Burla “Olá mãe, Olá pai”, agora com ajuda da IA

Este tipo de burlas está a ficar muito mais sofisticado, pois está evoluir com a ajuda da inteligência artificial.

As burlas estão a ficar cada vez mais sofisticadas, pois estão a evoluir com a ajuda da inteligência artifical (IA). 

Já partilhamos que a Autoridade Tributária não considera uma burla como um gasto fiscal, o que agrava a perda para as empresas e IPSS, visto que têm de suportar o imposto sobre o valor da burla. 

Burla versão 2.0

Há poucos dias, os órgãos de comunicação social divulgaram uma nova versão deste tipo de burla. Com a ajuda da IA os burlões recriam a voz do filho, da filha, do empresário, etc. e enviam mensagens pelo WhatsApp a pedir dinheiro, a partir de um número desconhecido…  

O uso da voz é feito com recurso a tecnologias de IA que reproduzem em poucos minutos o texto pretendido a partir de vídeos disponíveis nas redes sociais. Segundo os especialistas, a imitação da voz do filho, da filha, do patrão, do funcionário, entre outros,  é muito credível.

Nas empresas, os burlões estão a aproveitar as ausências dos empresários (para férias, por exemplo) ou dos funcionários e enviam mensagens para os serviços da empresa as pedir transferências urgentes em nome dessas pessoas, sempre com o argumento de que estão sem acesso ao telefone normal e que estão numa situação de aflição e necessitam de ajuda.

burla

Quanto terá de pagar de imposto?

A nível contabilístico é um custo?

Sim, é um custo e vai diminuir o seu resultado. Há uma saída de dinheiro e, portanto, vai ter impacto também no balanço e no mapa de fluxos de caixa.

E a nível fiscal é um custo?

A AT, nesta informação vinculativa, diz que não. Isto agrava a perda provocada pela burla, pois terá ainda de pagar IRC e derramas sobre este valor. Se não houver documentos, esta despesa pode ainda ser considerada “despesa não documentada” e sujeita a uma tributação de 50% nas empresas e de 70% nas IPSS.

Que cuidados deve ter?

Apesar de todos podermos estar sujeitos a fraude e não ser fácil evitá-lo, há algumas coisas que podem ser feitas.

1. Seja cético

Esteja atendo ao emails, sobretudo aos endereços de mail. Não confiei em chamadas de números desconhecidos.
No caso da burla “Olá mãe, olá pai”, ligue ou enviei mensagem para o nº conhecido do seu filho ou filha, patrão ou funcionário e verifique se há efetivamente um problema.

2. Tenha cuidado com as passwords

Evite passes simples e fáceis de adivinhar e troque de password com regularidade.

3. Seja cauteloso

Não forneça informações pessoais. Esteja atento às notícias sobre a cibersegurança. Desconfie da urgência e pressão para resolver um assunto, tomar uma decisão, fechar um contrato, entre outros.

4. URLS dos sites

Verifique o endereço dos sites. Certifique-se de que o endereço do site está escrito corretamente e usa “https://” para ligações seguras. Por exemplo, se a mensagem é da Cambragest, o site deve ser https://www.cambragest.pt/

5. Antivírus

Mantenha as suas ferramentas de proteção atualizadas.

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